17 de abr de 2013

Não Consegue Correr? Sua solução está aqui!!!


E ai galera tudo certo? Espero que sim. Fiquei um pouco longe do blog pois não tinha idéia de como era difícil retirar idéias durante tempo integral para postagens diferentes e  que julgo relevante para o interesse das pessoas. Porem me veio a calhar um assunto que com toda certeza deve dificultar a vida de muita gente.
O tão conhecido, e também temido, TAF (Teste de Aptidão Física) ou também ECAFI (Exame de Capacidade Física). Para alguns a execução, que pode variar de acordo com a escolha da entidade examinadora, é muito fácil, mas para outros, é um bicho de sete cabeças. A partir de agora darei algumas dicas que podem ser de grande ajuda para realização deste teste.
Com o tema definido é difícil explicar tudo em apenas uma postagem. Assim decidi particionar o tema com foco na execução de exercícios isolados. Pegarei como exemplo o concurso da PM/PR, onde no seu teste de aptidão física, exige os seguintes exercícios; Corrida de 2400 mtrs, Shutle Run e Barra fixa.
Para que pessoas que já praticam atividades físicas fica fácil basta apenas condicionar seu corpo e mudar um pouco o foco, mas a pessoa que é “sedentaria” com toda certeza terá muito mais dificuldade para a execução dos exercícios.
Sem mais delongas vamos para o assunto que realmente interessa:
Corrida de 2.400 metros;

A tabela a seguir contem os critérios para somatória de pontos onde deve ser maior que 11 pontos, e a pontuação máxima atingida, pode chegar a 15.

Com isso é bom garantir a maior quantidade de pontos possíveis na realização do teste.
Mas não consigo correr nada o que eu faço? Simples você não vai acordar um dia e conseguir correr uma maratona, tudo isso será resultado de dedicação e muito treino. Uma corrida com 2400 metros é uma prova que exige muito pouco, ou seja, uma prova de curta duração onde é dispensado o uso de carboidratos em gel e outros produtos durante a realização, portanto o que você vai precisar é apenas de roupa adequada e uma maneira de se hidratar ao termino do percurso.

Dicas para otimizar seus resultados:
- Utilize roupas leves e confortáveis (próprias para corrida. Exemplo: Shorts acima do joelho, regata ou camiseta).
- De preferência treine em horários em que o sol é mais ameno, preferível no período da tarde onde a oxigenação do ambiente é ainda maior.
- Esteja bem alimentado, ter feito uma refeição solida com antecedência mínima de 30 minutos, consumir de preferência alimentos leves e rico em carboidratos.
- Treine no mínimo três vezes na semana, assim você poderá potencializar seu resultados.
- Cuidado com overtraining – Não sobrecarregue seu treino. Pois alem de não obter melhores resultados pode colocar em cheque todo esforço, alem de correr o risco de se lesionar. Portanto vamos com calma tudo tem o seu limite.
Para inicio nada melhor que isso outras dicas farei mais postagens interessantes.
Mas vai a receitinha para pessoa que quer começar a treinar hoje:
- Após estar alimentado vá vestir uma roupa confortável para a realização da corrida.
- Feito isto vamos começar os trabalhos em um lugar amplo vamos a serie de alongamentos.


- Antes de começar a correr precisamos andar nada alem de dez minutos, para aquecimento do corpo e articulações;
- Pronto agora começaremos a romper barreiras, corra um minuto e caminhe cinco, caso consiga correr mais pode prosseguir.
- Com a evolução da corrida e tiver correndo por cinco minutos sem parar comece a diminuir o tempo de caminhada.
- A corrida não precisa ter um ritmo acelerado pode ser tranqüila com passadas uniformes com respiração total e ampla.
Nossa atividade não deve passar de 60 minutos de caminhada e corrida.
Com o termino voltemos a nos alongar.
Pronto hoje foi o primeiro treino como você se saiu?


Um abraço forte a todos.
Nutri-fit agradece.

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